segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Monte seu aquecedor solar!!!!

O planeta Terra recebe diariamente uma grande quantidade de energia solar. Essaenergia realiza diferentes funções que beneficiam os seres vivos e provocam fenômenosnaturais essenciais para a manutenção da vida no planeta. O ser humano ao longo dahistória se preocupou em aproveitar a energia solar transformando-a em outras formas deenergia, como a térmica, mecânica e elétrica. Para isso desenvolveu diferentestecnologias que utilizam a energia luminosa para aquecer água, mover moinhos e barcos,cozinhar alimentos e atualmente produzir eletricidade. Nesse momento será comentadasomente a utilização de coletores solares.

Os coletores térmicos solares foram desenvolvidos a partir do momento que se percebeu a possibilidade de aproveitar a energia do sol para aquecer água. Com o passar dos anos os coletores foram sendo aperfeiçoados e junto com outras partes, reservatóriocanos e chuveiro, formaram o sistema solar de aquecimento de água. A energia irradiante,luz e infravermelha, incide sobre a superfície preta dos coletores. A energia absorvidatransforma-se em calor e aquece a água que esta no interior dos mesmos. Essa águaaquecida, por ser mais leve, começa a se movimentar em direção à caixa, acima dos coletores, dando início a um processo natural de circulação chamado de termo-sifão, quedura enquanto houver uma boa irradiação solar. Resumindo, no ambiente do AquecedorSolar, o processo termo-sifão, resulta numa transferência térmica, levando o calor geradona placa para a água presente na caixa, sendo o meio de transferência térmica a própriaágua.

1. O aquecimento de água para banho no Brasil
O Brasil é um país de clima tropical com temperaturas médias anuais em torno de 20°C. No inverno, em alguns estados do Norte e Nordeste a temperatura está acima dessamédia. Em situação contrária, os estados da região Sul e Sudeste nessa mesma estação, a temperatura pode atingir valor muito baixo. Essa variação de temperatura, principalmentedurante o inverno, não permite que a água, tal como fornecida, seja utilizada diretamentepara o banho, necessitando um aquecimento complementar.A relação a seguir descreve as peças, as ferramentas e os complementosnecessários para a montagem de um Kit. Ao lado de cada item, na coluna da direita,aparece qual a sua finalidade na montagem.No Brasil, o equipamento eleito para realizar essa tarefa foi o chuveiro elétrico.Ele está presente em mais de 90% dos lares brasileiros oferecendo condições de confortosatisfatórias no momento do banho. Seu alto grau de difusão justifica-se pela suafacilidade de instalação, operação e manutenção, associado ao seu baixo custo.

A maior parte dos modelos disponíveis no mercado tem chave selecionadora paraas estações do ano ou então chave que descreve posições de temperatura. Essas chaves,associada ao controle de vazão de água, permitem compensar a variação da temperaturaambiente da água ao longo do ano e manter a qualidade satisfatória do banho. Graças aessa tecnologia a maior parte dos brasileiros pode tomar diariamente seu banho quente,que relaxa e renova os ânimos. Isto é algo impensável em outros países cuja energiaelétrica provêm de usinas termoelétricas, cuja eficiência no uso do combustível fóssil(petróleo, gás natural e carvão), é muito baixa. Algo ao redor de 25%. Os restantes 75%correspondem a uma energia térmica que usualmente é perdida.
Estima-se em média 8 a 10 minutos, o tempo necessário para o banho diário.Porém para algumas pessoas o banho pode demorar até 30 minutos. No fim do mês,somando todos os minutos diários de banho, o chuveiro representa aproximadamente40% do valor da conta de energia elétrica da residência popular.
Pesquisas realizadas pelo Programa de conservação de energia elétrica - PROCEL demonstram que entre 18 e 19 horas, em 50 % das residências há pelo menos umchuveiro elétrico funcionando. Esse acúmulo de chuveiros ligados coincide comperíodo de maior consumo de energia elétrica, conhecido como horário de ponta.Durante esse horário, entre 17 e 20 horas, as concessionárias de energia elétricanecessitam manter uma oferta de potência elétrica superior ao valor médio diário.
Normalmente, esse acréscimo de oferta é feito por meio de sobrecarga dashidroelétricas ou acionamento temporário das usinas termoelétricas, que além defornecerem energia emitem gás carbônico, o gás do aquecimento atmosférico.

Vejam no link e façam download do arquivo que está em PDF:
http://www.4shared.com/get/4792237/d3769378/economize_40_energia_-_monte_seu_aquecedor_solar.html
Se for da preferência de vcs posso mandar por e-mail. Deixe recado na página de comentários.

Nenhum comentário: