quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Dia da árvore - Lazer e reflorestamento

No último dia 22 de agosto o Grupo Ecológico Herdeiros da Natureza(GEHNat), diversas igrejas(católicas e evangélicas), escolas e demais instituições reuniram cerca de 500 pessoas na praça Marília Barbosa(Praça do caonze) para comemorar o "dia da árvore". O encontro ficou marcado como uma das maiores concentrações populares em defesa do meio ambiente já vista em Nova Iguaçu. A atividade foi subdividida em dois momentos, o primeiro com atividades de lazer, como capoeira(grupo de capoeira Serra do Vulcão), saúde bucal(secretaria municipal de saúde), exposição sobre reciclagem de lixo(cooperativa COOPCARMO), etc; e na parte da tarde foi realizada ação de reflorestamento onde inicialmente foram plantadas diversas mudas de pata-de-vaca.


Segundo Rejane, ativista ambiental e idealizadora do evento, é importante que se faça este modelo de atividade em todos os bairros de Nova Iguaçu dinamizando lazer e reflorestamento.

"Estou feliz, pois meu sonho vem dando frutos" disse. Já o Presidente do GEHNat Francisco Carvalho: "somos missionários do meio ambiente, por isso nos entregamos na realização deste evento" sentenciou.



Ações de caráter ambiental devem ser sinônimos de bem estar ára a população e cumprimos o que determina nossa consciência. Na foto um flagrante de saúde bucal com aplicação de flúor em grande número de crianças durante o evento.


Participaram também da organização do evento José Augusto, sec de meio ambiente(representando o Pref. Lindberg), toda assessoria do ver. Carlos Ferreira, o ferreirinha(PT), diversos representantes de entidades ambientalistas e comunitárias como Grupo de Teatro Florescer, UBEM, ERHEIM, onda verde, Prisioneiros da Liberdade, grupo efkaz, da assoc. moradores jaceruba(AMOJA), da comunidade evangélica Missionária CEM, Igreja Batista do Caonze, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, dentre outros.


Stand da COOPCARMO onde foi possível entrar em contato direto com a realidade da reciclagem. Notem que muitas coisas à mostra já fazem parte de nosso dia-a-dia.



Momento de lazer infantil com apresentação teatral de temática ambiental. Para quem assistiu a encenação garante que o texto embora simples em sua construção tratou o tema com rara seriedade.




Recomposição arbórea correta deve levar em consideração o bioma local. Na mostra várias espécies nativas da mata atlântica e suas sementes que posteriormente foram distribuidas entre os participantes.


Diretor-presidente: Francisco Carvalho(Chiquinho)
Texto/redação: Cosme Sigolis
Colaboradores: Aelson Rocha, Maria Cristina(Tininha), Adriana Lima, Marcos Sandes e Admailson Rocha
Equipe técnica: Sandro Marchausen, Yoshiharu Saito, José Castricini e Marcelo Lucas.


"Atitudes geram mudanças"

Nenhum comentário: