segunda-feira, 21 de julho de 2008

GEHnat promovendo integração e socialização

Integrar sociedade, esporte e meio ambiente tem sido uma das melhores formas de agregar forças e ideais em torno da temática ambiental em Nova Iguaçu. Sempre levando informações corretas e sem o discurso extremista e limitador que no passado afastaram a sociedade das causas ambientais e conservacionistas.




Ainda bem que os tempos são outros! Que tal praticar lambaeróbica respirando aquele "cheirinho de mato" hein?????


Um corte brutal no relevo marca um passado de ocupação predatória onde o modelo econômico desprezava tudo em nome do dinheiro. Paradoxalmente esta mutilação tem nos servido para mudar os modelos estabelecidos.

A perspectiva da foto engana muito - parece pequena e baixa, mas é muito alta e gigante a pedreira.




Aproximadamente 120 pessoas prestigiaram o GEHNat com a participação da caminhada ecológica realizada no dia 25/09/05 no Parque Municipal de Nova Iguaçu.
Essa caminhada teve como foco principal a restauração do casarão, pois o mesmo encontra-se em completo estado de abandono, correndo o risco de desabar a qualquer momento.
O maior objetivo do GEHNat não é apenas a restauração, e sim a criação de um museu da história natural, pois o casarão conserva ainda suas características originais trata-se de uma construção do século XIX; com madeira imputrescível, tapinhoã. O prédio está localizado aproximadamente 1,6 km da entrada do Parque e possui suas paredes de taipa de pilão e alicerce de pedra.
É o prédio mais antigo de Nova Iguaçu que ainda permanece de pé, segundo plano de manejo do Parque.
Como resultado da manifestação a Prefeitura se comprometeu a licitar a escora do patrimônio e preliminarmente proceder o isolamento da área.
O casarão está localizado na reserva do Gericinó-Mendanha que se apresenta como fonte de inspiração e pesquisa da rica fauna e flora da Mata Atlântica.


"Atitudes geram mudanças"

Nenhum comentário: