sexta-feira, 25 de julho de 2008

Educação ambiental na APA Guandu-açu(Nova Iguaçu)

Mesa composta pelos palestrantes do 1º Encontro dos Amigos do Guandu-açu. Da esquerda para a direita: Yoshiharu Saito(GEHnat), Hélio Porto(Sec. Participação popular), Cláudia Perluxo(Coordenadora dos Conselhos Municipais), Mariella(EMATER-Nova Iguaçu).


Sr. Yoshiharu Saito(GEHnat) explanando sobre o tema "espécies invasoras de interesse sócio-econômico do Rio Guandu" onde abordou o impacto ambiental que algumas espécies de peixes exóticos(tilápia nilótica, bagre africano, tucunaré, apaiari) provocam na ictiofauna original da APA Guandu-açu.


Dando prosseguimento ao tema "Espécies exóticas...", uma fotografia que vale por 1.000 palestras logo abaixo


A grande característica da APA do Guandu-açu é a existência de uma colônia de pescadores na comunidade Todos os Santos as margens do Rio Guandu. Com características artesanais e baixa produtividade de pescado, a colônia ainda sofrem com a baixa diversidade em decorrência da invasão silenciosa da tilápia nilótica que passou a ocupar descontroladamente todos espaços das espécies nativas.
*A foto fala por si: numa extensa tarde um pescador conseguiu como resultado de seu esforço somente isto que vcs veêm - tilápias de tamanho pequeno, sem valor comercial e de difícil manejo culinário. Aonde estão os sairús, acarás, robaletes e tainhas?

Existe uma corrente de (pseudo)ambientalistas que defende nestes casos o estabelecimento de uma nova ordem biológica onde o "mais forte" ganha o "direito" sobre as espécies mais "fracas".

*Como entidade ambientalista GEHNat não vê com bons olhos tais opiniões.



"Atitudes geram mudanças"



Nenhum comentário: