quarta-feira, 30 de julho de 2008

GEHnat acompanha pesquisadores do IPPUR/UFRJ - Parte 1

Valoração da água e Instituições Sociais: Subsídios para a gestão de bacias hidrográficas na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro

Antonio Augusto Rossoto Ioris - Prof. do Departamento de geografia em Aberdeen University (Scotland)
Maria Angélica Maciel Costa - Prof. Faculdade São José - Mestre em geografia (UFMG)


Conflitos socio-ambientais, poder e território:

A pesquisa foi desenvolvida na bacia hidrográfica dos rios Iguaçu/Botas/Sarapuí, parte oeste da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, com o objetivo de estudar mudanças institucionais no setor de recursos hídricos e a percepção do valor da água. Esta é uma região historicamente periférica e altamente urbanizada, a qual enfrenta crônica escassez de água em razão da degradação ambiental, elevada demanda doméstica e industrial e da precariedade dos serviços públicos. O fato de grande parte da água para abastecimento ter origem fora da região hidrográfica torna ainda mais delicada a condição de vulnerabilidade sócio-ambiental e potencializa o surgimento de conflitos entre localidades e grupos de usuários.


O tema básico da pesquisa foi a aparente contradição entre o alto valor socioeconômico e ambiental da água e as barreiras institucionais que dificultam a concretização de uma gestão participativa e sustentável. Foram também estudadas as dificuldades de articulação entre os três níveis de governo, União, estado e municípios. Fazendo uso de técnicas e métodos qualitativos, a pesquisa relacionou diferenças de percepção e atitude entre grupos diretamente atingidos por intervenções governamentais (em particular, obras do PAC e do Projeto Iguaçu), lideranças comunitárias, grandes usuários de água e gestores do sistema estadual de recursos hídricos. Analisou-se ainda a percepção do valor da água pelas populações locais e como as mesmas desenvolvem estratégias próprias para superar os problemas de infra-estrutura deficiente, tanto em termos de abastecimento e esgotamento sanitário, quanto controle de enchentes.

Nenhum comentário: