sábado, 1 de novembro de 2008

Parque Natural Municipal do Mendanha: Criticamente ameaçado de extinção 1

O Ministério Público Estadual convocou diversos órgãos para discuti além da criação da lei 4.899/08, criada pelo vereador Jorge Felippe e sancionada pelo atual prefeito, César Maia, a questão fundiária para defeinir as áreas de proteção ambiental e o uso do solo, evitar as grilagens, ocupações irregulares e a importância da Mata Atlântica como patrimônio natural na região de Bangu. A reunião aconteceu em 30/10/08, na sede do Parque Municipal do Mendanha, localizado em Bangu. Estiveram presentes várias entidades como: Ministério Público Estadual, OAB-Bangu, GEHNat, IEF-RJ, FEEMA, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Associação de Moradores da Vila Progresso, Associação do Guandu do Sena, Instituto Verde, ambientalistas, Jornal O Globo, Rede Record dentre outros mais.


O Ministério Público, representado pelo assessor da Promotoria, Sr. Carlos Figueiredo, juntamente com as entidades presentes, visitou as diversas áreas do Parque Municipal do Mendanha, constatou-se a presença de diversas áreas desmatadas e queimadas além de observar um grande avanço da urbanização, ou seja, muitas residências, ruas asfaltadas, mas não é somente isso, há também muitas plantações de chuchu, banana... A presença de plantas e animais exóticos também foi fato marcante na região. A lei em questão é inconstitucional, pois vai contra o código florestal, SNUC, ou seja, contra a legislação ambiental.


A presença de nossa Instituição Conservacionista é de prestar apoio à nossas co-irmãs no sentido de compartilharmos de experiências bem sucedidas em Gestão de Unidades de Conservação e formação de seus respectivos Conselhos Gestores, além de transmitir de forma simples conceitos ambientais que contribuirão para a correta manutenção da biodiversidade fluminense.

Foto acima: o início da concentração dos representantes das entidades públicas, sociedade civil organizada, Ministério Público e imprensa televisiva e escrita.


Outrora, em tempos anteriores à ocupação humana este curso de água certamente abrigava muitos organismos nativos, mas agora é simplesmente um esgoto. Isto pq está dentro de uma Área de preservação. Imaginem se estivesse fora. Nosso questionamento é: a ocupação humana sempre será relacionado à degradação do meio ambiente?


Esta foto retrata aquilo que as grandes potências bélicas buscarão num futuro muito próximo: água. Petróleo e outros hidrocarbonetos estão com os dias contados como fontes energéticas sendo substituidos por outras mais coerentes e evoluidas, mas como substituir água? Acabem com o Parque Natural Municipal do Mendanha e toda zona oeste sentirá os efeitos. Vale a pena destruir toda biodiversidade para formar um curral eleitoral?

"Atitudes geram mudanças"

Um comentário:

Daniela Lima disse...

É importante sim criar parques ambientais, estabelecer áreas de preservação, mas, mantê-las, fiscalizá-las, fornecer subsídios para q elas continuem é fundamental! Na minha cidade existem parques lindos, mas, q estão largados, já enviei emails para câmara de vereadores para q eles olhem p estas áreas!!! Bom trabalho!!