domingo, 9 de novembro de 2008

Ação Nacional de Limpeza de áreas verdes 2008

Neste sábado dia 8 de novembro de 2008 foi dia de Ação Nacional de Limpeza de Áreas Verdes, patrocinada pela FEBRAC (Federação nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental), Governo do Rio de Janeiro, Secretaria do ambiente, SEAC -Rj, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e turismo.


Também participaram Grupo Ecológico Herdeiros da Natureza (GEHNat), Recreação ocupacional Manguinhos(Coordenador Willian), Colégio Estadual Maranhão(Pilares - Prof. Vanessa).


Crianças da Comunidade de Manguinhos em início de atividades pela manhã acompanhados pelo Pres. do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro - SEAC - RJ, Sr. José de Alencar.


Voluntários: a alma das atividades de hoje e de muitas outras mundo afora.





A todos os participantes que compareceram houve uma mesa de frutas farta e farta distribuição de água mineral.


O início da "Volta Olímpica na Lagoa Rodrigo de Freitas" - Zona Sul. Observem as sacolas ainda vazias


Será que é tão difícil para a população imitar este gesto tão simples de colocar lixo no local correto? Certamente não, mas tudo indica que não é fator social a "deseducação", afinal estávamos num bairro onde as pessoas (teoricamente) possuem acesso a informação e recebem alto grau de instrução formal. Alguém pode me explicar?


A ciclovia é de uso público e não pode distinguir classe social, mas foi nítido o destrato com que boa parte dos "nativos da zona sul" trataram nossas crianças; grosseria, xingamentos, apitaços, tudo valia para excluir os "não-residentes". Cito o livro Cidade Partida de Zuenir Ventura que retrata muito bem os fatos.


Não tem problema! Ação de conscientização ambiental deve ser levada à todos e por todos. Cada atitude refletem nossas vontades por um mundo menos agressivo e humano. Estes são os fundamentos dos movimentos sócio-ambientais organizados.


Observem com atenção: lembram dos sacos vazios no início da jornada? E agora? Cheios né..... e a limpeza é feita pela COMLURB todo tempo. Eita povo sujão hein.....rsrs.


Uma pausa no deck tão controvérso aos olhos do greenpeace. Será que eles não conseguem arrumar factóides de melhor qualidade? Que tal investirem os $$$$$$ deles em estações de tratamento de esgotos e quem sabe fontes coerentes de energia limpa?


Flagrante do Pres. GEHNat (Francisco Alves) orientado as equipes voluntárias do mutirão com sua experiência profissional.


Instrução e agradecimento. Fórmulas de sucesso em qualquer gestão. Simples, porém complexo.


Final da jornada o retorno de ônibus fretado ao local de concentração.


A COMLURB(Companhia Municipal de Limpeza Urbana)mandou o catamarã para ajudar o dia.


Dir. Téc. GEHNat (Saito) em conversa com Marilene Ramos (Secretária de ambiente) sobre o estado das Unidades de Conservação sob responsabilidade do governo estadual e colhendo interessantes informações sobre ações futuras em algumas áreas de conflito ambiental.



Ahhhhh sim..... as sacolas né....Aqui uma pequena parte delas o resto não caberia na foto. Observem o olhar do Sr. Francisco Alves...."de onde saiu tanto lixo"????


Uma pose para a foto oficial do evento.


E a comemoração por todos e o sentimento do dever cumprido. Ganham todos.


"Atitudes geram mudanças"
.

2 comentários:

Daniela Lima disse...

Nossa!! Sempre estou no Riooo... em dezembro estarei aí...se ocorrer alguma manifestação de vcs me avisemmmmmmm!!!!!Fico no leblon pertinho da lagoa!! q pena!!!

Unknown disse...

Infelizmente não tomei conhecimento dessa manifestação, senão teria participado com certeza!!!!!!!!
Fico imensamente honrada em ter o Saito como amigo.
Conte comigo para qualquer evento.
Bjs.