segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lixo nosso de cada dia - Pense nisso qdo vc jogar seu lixo na calçada

Como tem sido cômodo deixar o saco de lixo na calçada de casa e esperar a coleta urbana passar e recolher...né. Desde que o mundo é mundo, ou desde quando nós nascemos é que as coisas funcionam assim. Mas veja o que isto provoca longe dos olhos....


Montanhas de resíduos!!!!! Sim. Tudo é resultado de nossos hábitos de consumo. Alterar hábitos, gerenciar aterros sanitários, compostagem, reciclagem, reaproveitamento, reutilização, todas estas formas de minimizar o problema dos resíduos urbanos podem não valer absolutamente nada se não for corretamente implementadas ações de educação ambiental de caráter local, ou seja, respeitando-se as características locais de cada município.


Nesta foto caimos no lugar comum qdo o discurso é "lixão": observem as figuras humanas quase que perdidas em meio a tanto lixo - não pensem que os catadores de lixo são coisa do séc. 20 ou 21, já existiam na idade média.


Olhem com atenção esta foto: aqui temos uma interessante representação de 3 níveis de consciência ecológica:

1 - O céu azul representando limpidez atmosférica e o planeta Terra como é imaginado pelo inconsciente coletivo.
2 - O verde das matas como representação do "intocado" e "ameaçado".
3 - O lixo, sua extensão no horizonte e a forma com que ameaça o verde e o azul.


O potencial transformador do ser humano na paisagem está além da deposição do lixo. Para tampar a sujeira é preciso usar material que é fornecido pela natureza, mas que ela mesma não tem capacidade de reposição.


A dura realidade de quem depende daquilo que a sociedade joga fora! Observem a duas rodas... sim, são diferentes, ou seja prova cabal que o instrumento de trabalho é resultado dos rejeitos urbanos.


Aqui uma excelente simbologia do nosso modelo de desenvolvimento representado pela descarga de uma máquina que pode ser entendido como uma chaminé e ao fundo o resultado deste modelo de desenvolvimento. Poluição triplamente qualificada: atmosférica, visual, ambiental. Será que outros modelos virão? Quem serão os responsáveis por esta mudança?


Nosso consumo. Nossos rejeitos. O ser humano como produtor de lixo contemplando o caos dele mesmo e sofrendo os resultados. Em nosso pobre inconsciente a responsabilidade com o lixo termina qdo colocamos o saco na calçada. Não! Um dia este lixo retorna de forma agressiva e não há nada que impeça isto de acontecer.

Impossível ficar quieto sem máscaras. O ser humano inserido dentro de suas próprias sujeiras e sofrendo com isto.


O problemas já são conhecidos, mas quais são as soluções e como implementá-las para que o ser humano não se torne um câncer para o planeta?


Triste tentativa do BNDES em parceria com o poder público de dar um tratamento aos residuos urbanos. Tudo acabou em pizza e quem está pagando somos nós. Ex-futura usina de tratamento de lixo, ou o que sobrou dela.

"Atitudes geram mudanças".
.

Nenhum comentário: